segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

GfK chega ao Brasil

Instituto começará a medir a audiência (Foto: Divulgação)Instituto começará a medir a audiência (Foto: Divulgação)
O instituto alemão GfK chega ao Brasil neste ano para medir a audiência da televisão brasileira. Assim, o monopólio que existe nessas pesquisas chegará ao fim a partir de abril, quando os resultados dos primeiros índices começarem a serem divulgados.
De acordo com a Veja, essas primeiras pesquisas já estão sendo feitas em São Paulo e no Rio de Janeiro. O início dessa nova medição vem sendo esperado há cerca de dois anos pelo mercado, desde que a empresa conversou com as emissoras e apresentou os seus projetos.
A medição vai atingir, ao todo, outras treze regiões metropolitanas do Brasil, a partir de julho. A sua chegada promete movimentar o mercado, fazendo com que o tradicional instituto remodele, em curto prazo, o campo de forças da televisão brasileira.
“Os resultados podem influenciar canais e agências publicitárias e trazer nova percepção sobre a forma como os brasileiros veem televisão”, diz Ricardo Monteiro, diretor-geral de medição de audiência da GfK no Brasil. A empresa hoje está atuando em sete países.
Sua tecnologia foi desenvolvida na Suíça para enviar informações dos televisores a cada dois segundos para uma central, à qual caberá compilar os dados. O volume de informações é trinta vezes maior que o dos aparelhos do Ibope, que enviam dados minuto a minuto.
“Isso é prejudicial ao anunciante, que não tem certeza se sua propaganda foi vista ao longo dos quinze ou trinta segundos que durou. O mercado publicitário investe muito dinheiro na televisão e pode melhorar o retorno sobre esses investimentos”, explica”.
Estamos prevendo um retorno 37% maior sobre o investimento em comparação com a forma como ele é feito atualmente. Uma emissora vai entender melhor quem a acompanha e descobrir como aprimorar a qualidade de sua programação”, disse Monteiro.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rita Lee lança novo livro pela Globo Livros

Rita Lee, que, após vender mais de 350 mil exemplares de sua autobiografia, lança também pela Globo Livros, em junho, seu novo livro: “favo...