sexta-feira, 10 de outubro de 2014

TV PIRATINI canal 5

A televisão no Brasil começou com a inauguração da TV Tupi, em São Paulo, no dia 18 de setembro de 1950. Quatro meses depois, começaram as transmissões da TV Tupi no Rio de Janeiro. Depois veio a TV Record-SP, em 1953, que fez parceria com a TV Rio, surgida em 1955.
Em Porto Alegre, a primeira estação foi a TV Piratini Canal 5, que pertencia aos Diários e Emissoras Associados, donos da Tupi. Em 1960, veio a TV Excelsior de São Paulo, além de duas emissoras em Recife.
Em 1962, é inaugurada a TV Gaúcha-em Porto Alegre. A TV Excelsior do Rio começou em 1963. A TV Globo entrou no ar no Rio de Janeiro em 1965, e em São Paulo no ano seguinte. A TV Bandeirantes só viria em 1967.Em 1963, quando a Editora Abril lançou a revista Intervalo, já havia, portanto, um grande público de telespectadores (e de televizinhos) carente de informação e fofocas sobre os bastidores da televisão.
TELEFOTO da Equipe da TV PIRATINI no Diários Associados Zona Sul de Porto Alegre em 1961
 


  TELEFOTO da Equipe da TV PIRATINI na Festa da Uva em 1962
 
 Câmera RCA da Piratini no extinto Museu da TVE 
 
Nos primeiros anos da televisão no Brasil, as emissoras que possuíam afiliadas, mantinham uma estrutura de rede de emissoras, diferente da estrutura atual. Hoje todo o conteúdo produzido pode ser transmitido via satélite, ou através das redes de cabos de fibra ótica em alta velocidade. Nos anos 60 a estrutura de rede que dispunham não contava com a transmissão via satélite. A programação da TV TUPI era gravada em fitas Quadruplex e circulava pelo país em dias diferentes. Na PIRATINI de Porto Alegre, afiliada da TUPI, os programas chegavam a ter a defasagem de exibição - se comparada a TUPI do Rio de Janeiro - de 5 dias. A equalização das transmissões só acontece, primeiramente, com a instalação da rede de micro-ondas e futuramente com a utilização de satélite pela Embratel. Durante a ditadura militar, os meios de comunicação foram controlados através da censura, agravada com o Ato Institucional no 5, de 1968, da outorga de concessões a organizações confiáveis e da distribuição de verbas publicitárias. Foram criadas estruturas para transmissões nacionais, a partir da inauguração do sistema de microondas, em 1967, e a cores, em 1972, ao lado de instrumentos regulamentadores da atividade midiática (BRITTOS, 1998).
 
 
No terreno onde estavam as antigas torres da Rádio Difusora de Porto Alegre, Assis Chateaubriand construiu o prédio da TV PIRATINI. O Prédio permanece praticamente sem alterações ainda hoje. Modificações internas foram feitas após a TVE assumir as instalações em 1981.
Reprodução do original. Disponível em: BR – CMIYV – CMIFCPRTV – FOTOS CLAUDIA - CONSTRUÇÃO DA TV PIRATINI - PB,10x08 1958.jpg

A emissora começou a funcionar em caráter experimental, no final de novembro de 1959. O grupo de profissionais que partira da capital, em setembro do mesmo ano para estudar as técnicas de TV no Rio de Janeiro, inaugurou oficialmente a TV Piratini no dia 20 de dezembro. 
 Estúdio Geral na TV PIRATINI em 1960.http://c6.quickcachr.fotos.sapo.pt/i/baf019f51/6354008_1z4H9.jpeg
 
 
 
 Edição do Correio do Povo do dia 20.12.1959.
 
 Jornal Diário de Notícias. Anúncio da TV PIRATINI - 20.11.1959
 
 Audiência garantida no Show Willys
 
A emissora exibia seriados estrangeiros como o Rin-Tin-Tin, Tarzan e Daktari. Esta programação tinha seu horário fixo. 

 
 TV SAMBA NA PIRATINI COM APRESENTAÇÃO DE SAYÃO LOBATO. 







 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 “Ele surgiu numa época em havia grandes palhaços e venceu o desafio de criar uma nova linguagem que encantou várias gerações.”George Savalla Gomes, o Palhaço Carequinha,Carequinha também foi pioneiro, sendo o primeiro palhaço a ter um programa na TV Tupi, em 1951. O Circo Bombril ficou no ar por 16 anos.
 
 
 
 "O Vigilante Rodoviário": série brasileira da TV Tupi(em PORTO ALEGRE ,RS : TV PIRATINI CANAL 5), Canal 4 REDE TUPI que fez tremendo sucesso por volta de 1963, junto às crianças. O herói era sempre acompanhado por um cão pastor alemão amestrado, chamado Lobo (vide foto), que o ajudava na caça aos bandidos.
Câmera Man Canal 5
Equipe da TV Piratini voltando voltando para Porto Alegre, junto com alguns membros de outras equipes.
  
 
 
 
 
 
A década de 1980 inicia com o fechamento da TV Piratini, que foi cassada com as demais Associadas. O Condomínio Associado estava insolvente desde 1979, suas concessões de TV estavam vencidas e não poderiam ser renovadas, porque a lei exigia que as empresas estivessem com os impostos em dia, sem pendências trabalhistas ou processos na Justiça. Em 16 de julho de 1980, um decreto assinado pelo presidente João Baptista Figueiredo cassou a concessão da TV Tupi, de São Paulo, que completaria 30 anos em dois meses. Mais seis emissoras do Condomínio foram cassadas, entre elas, a TV Piratini (CRUZ, 2008). A partir de 1981, o canal que ocupava, o 5, passou para o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT). No mesmo ano de 1980, Em seus momentos finais, a Piratini reduziu a programação local a minguados 5%.
  
Em 1981 as instalações são tomadas por uma missão da jovem Televisão Educativa Canal 7 de Porto Alegre.
 
A TV Piratini foi uma emissora de televisão brasileira com sede em Porto Alegre. Retransmitia a programação da Rede Tupi além de gerar programas locais. Foi extinta em 18 de julho de 1980 após o cancelamento da concessão da Rede Tupi em São Paulo.
Operava no canal 5 VHF, que desde 1981 pertence ao SBT Porto Alegre, emissora própria do Sistema Brasileiro de Televisão.
A TV Piratini de Porto Alegre, canal 5 VHF, foi a primeira emissora de televisão do Rio Grande do Sul, fundada em 20 de dezembro de 1959, então dirigida por um comunicador gaúcho, o jornalista Sérgio Reis, que mais tarde assumiria a TV Guaíba. O jornalista Lauro Schirmer foi seu primeiro diretor de telejornalismo.
A TV Piratini fazia parte do Grupo Diários Associados, de Assis Chateaubriand. Em 18 de julho de 1980, saiu do ar devido ao cancelamento da concessão da Rede Tupi. Ênio Rockenbach foi seu primeiro apresentador. Seu símbolo era o índio Curumim.
Entre seus programas locais, a emissora da Rede Tupi apresentava todas as noites o Diário de Notícias na TV, apresentado por jornalistas como Ênio Rockenbach, Melchíades Stricher e o mais tarde deputado federal Ibsen Pinheiro. Ênio Rockenbach também apresentou, a partir de 1961, o programa sobre futebol Em Mangas de Camisa. Mimi Moro passou décadas ensinando as gaúchas a cozinhar no programa Cozinhando com Dona Mimi. As notícias eram apresentadas por Celso Ferreira, que mais tarde foi apresentar o Rede Regional de Notícias do Jornal do Almoço. Ernani Behs apresentava o Varig Convida, sobre viagens internacionais.
O canal 5 de Porto Alegre voltou ao ar quando o empresário e comunicador Sílvio Santos obteve a concessão, em 26 de agosto de 1981, para a transmissão de sua nova rede de televisão, o Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), inicialmente chamado de TVS. O SBT Porto Alegre, além de transmitir a programação nacional do SBT, gera também programas locais como o SBT Rio Grande.
O terreno dos estúdios da TV Piratini, passou a ser utilizada pela TV Educativa (TVE-RS), canal 7 VHF. Durante a administração da emissora estatal gaúcha pelo jornalista Cândido Norberto, a TV Educativa passou a se chamar TVE Piratini, em homenagem à antiga emissora e em alusão ao fato de pertencer ao governo do Estado, que fica sediado no Palácio Piratini.
A antena da TV Piratini, no Morro Santa Tereza, foi nos anos seguintes demolida por falta de manutenção.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Rita Lee lança novo livro pela Globo Livros

Rita Lee, que, após vender mais de 350 mil exemplares de sua autobiografia, lança também pela Globo Livros, em junho, seu novo livro: “favo...