sábado, 10 de fevereiro de 2018

'Mulheres de Areia' ganhou a telinha da TV Tupi, em 1973.

Imagem relacionadaResultado de imagem para Mulheres de Areia-tv tupiImagem relacionada




Mas novela nasceu na Rádio São Paulo, em 1965, sob o título As Noivas Morrem No Mar

Ivani Ribeiro

- A autora Ivani Ribeiro buscou inspiração no filme Uma Vida Roubada (Stolen Life), de Curtis Bernhardt, rodado em 1946. No longa, Bette Davis interpreta as gêmeas Kate e Pat. A primeira se apaixona por Bill (Glenn Ford), mas é a segunda quem desperta o interesse do rapaz. Kate, então, entra em depressão. Até que um acidente de barco lhe dá a chance de tomar o lugar da irmã e viver sua paixão por Bill.
- Em As Noivas Morrem No Mar, a atriz Marisa Fernanda era quem pontuava as diferenças de comportamento das gêmeas, tendo como único recurso a sua voz.

- Na televisão, Eva Wilma emprestou sua imagem a Ruth e RaquelMulheres de Areiaestreou em 26 de março de 1973, às 20h20, logo após o primeiro capítulo de A Volta de Beto Rockfeller, às 20h00. Para combater as novas produções da concorrente, a TV Globo exibiu um capítulo especial de Cavalo de Aço, com 90 minutos de duração.

Eva Wilma em - Em pouco tempo, a novela elevou os índices da TV Tupi, de 05% para 29%. Com isso, o esticamento se tornou inevitável. Mulheres de Areia, que durante sua exibição migrou para o horário das 19h45, batendo de frente com o Jornal Nacional, chegou ao fim após 253 capítulos, em 05 de fevereiro de 1974, dividindo a faixa nobre da programação com sua substituta, Os Inocentes (também escrita por Ivani Ribeiro).

O sucesso da primeira versão pode ser medido não só em números, mas também pela influência na sociedade brasileira de então. O texto, que denunciava a exploração comercial sobre pequenos pescadores, motivou a criação de cooperativas destes em Itanhaém, onde a novela foi gravada. Também incentivou a campanha de alfabetização difundida pelo governo na época, o MOBRAL, Movimento Brasileiro de Alfabetização, através da professora Ruth e da analfabeta Alzira (Ana Rosa).

- Itanhaém, aliás, registrou um assustador aumento no número de turistas, durante a exibição da novela. Todos interessados em conhecer os locais de gravação e ver seus ídolos de perto. A polícia era constantemente acionada para conter a “fúria” dos visitantes. Ainda assim, não foi possível impedir que os fãs de Eva Wilma virassem o Fusca que abrigava a atriz, na tentativa de se aproximarem dela.

- Como agradecimento pelo destaque dado ao município, a prefeitura de Itanhaém inaugurou em 1976, na praia dos Pescadores, uma estátua representando Eva Wilma.

Eva Wilma com a irmã de Walter, Regiane.

Regiane Azevedo ao lado de Eva Wilma na praia de Itanhaém.

  Walter de Azevedo ainda era pequerrucho quando foi a Itanhaém conhecer os cenários da novela. Walter compartilha com a gente suas lembranças daquele dia e fotos pessoais (acima e abaixo), ao lado de sua irmã, Regiane, de Eva Wilma, Gianfrancesco Guarnieri (Tonho da Lua)  .
Gianfracesco Guarniei com Walter e sua irmã, Regiane.

Walter de Azevedo no colo de Gianfrancesco Guarnieri. Ao lado, sua irmã, Regiane.

Carlos Zara e Eva Wilma em 'Mulheres de Areia' (1993)- Outras curiosidades marcam a primeira versão para a TV de Mulheres de Areia. Dentre elas, a participação de Adoniram Barbosa como Chico Belo, vivido por Joel Barcellos no remake da TV Globo. E as rusgas de Eva Wilma e Carlos Zara. Ela, a atriz principal; ele, o diretor (em parceria com Edison Braga) e protagonista, Marcos. Vivinha e Zara viriam a se casar, anos depois. E reviveriam o par romântico em produções como A Barba Azul, versão original de A Gata Comeu, e Mulher.Resultado de imagem para Mulheres de Areia-tv tupi

- Eva Wilma deu um verdadeiro show como Ruth e Raquel! O visual das gêmeas contribuiu para que o público as distinguisse: Ruth repartia o cabelo de lado, com uma fivela, e não usava batom. Raquel, usava cabelos desgrenhados e maquiagem carregada.

- A técnica de duplicação da atriz era bastante primitiva: tampava-se um lado da lente da câmera para as gravações das cenas de uma gêmea; depois, cobriam o outro lado da lente para as tomadas com a outra personagem. Uma das sequências, em que Ruth e Raquel se encontram na praia (uma saindo do mar, a outra esperando na areia), fora batizada, internamente de “Ruth e Raquel, secas e molhadas”.


- Eva Wilma levou o prêmio APCA de melhor atriz por seu desempenho em Mulheres de Areia. Já o Troféu Imprensa daquele ano ficou com Regina Duarte, pela Cecília, de Carinhoso. A atriz abdicou do prêmio, em reconhecimento ao trabalho de Vivinha.
Resultado de imagem para Mulheres de Areia-tv tupiMulheres de Areia é uma telenovela brasileira que foi produzida pela  Rede Tupi e exibida entre 26 de março de 1973 a 5 de fevereiro de 1974, às 20 horas, tendo 253 capítulos, substituindo A Revolta dos Anjos e sendo substituída por Os Inocentes. Foi escrita por Ivani Ribeiro e dirigida por Edson Braga, com supervisão de Carlos Zara.

Elenco 

AtorPersonagem
Eva WilmaRuth Araújo
Raquel Araújo Assunção
Carlos ZaraMarcos Assunção
Cláudio Corrêa e CastroVirgílio Assunção
Cleyde YáconisClarita Assunção
Gianfrancesco GuarnieriAntônio (Tonho da Lua)
Edgard FrancoWanderley
Márcia MariaAndréa Sampaio
Maria Isabel de LizandraMaria Lúcia Assunção (Malu)
Antônio FagundesAlaor
Sílvio RochaFloriano Araújo
Lucy MeirellesIsaura Araújo
Rolando BoldrinDr. César
Maria EstelaArlete Assunção
Serafim GonzalezWalter (Alemão)
Newton PradoAlcides Sampaio
Carminha BrandãoBárbara Sampaio (Baby)
Ivan MesquitaDonato
Ana RosaAlzira
Umberto MagnaniZé Luís
Liza VieiraCarola Sampaio
Carlos NunesTito Belo
Analu GraciGlorinha
Abrahão FarcMarujo
Adoniran BarbosaFrancisco Belo (Chico Belo)
Léa CamargoMaria do Carmo Belo (Do Carmo)
Servílio BatistaServílio
Thereza SantosVilma
Átila IórioHenrique Assunção
Riva NimitzBeatriz (Bebé)
João José PompeoDuarte
Felipe DonavanDelegado Rodrigo Pessoa
Carmem MarinhoLuíza
Sérgio GalvãoJustino
Carlos MorenoJoão
Olívia CamargoAlice
Haroldo BottaJairo (Jajá)

Participações especiais 

AtorPersonagem
Paulo GuarnieriTonho da Lua (criança)
Othon BastosDr. Otávio Galvão (advogado de Ruth)
Gian Carlonamorado de Raquel no início
Flávio GalvãoRicardo (namorado de Malu que suicidou-se)
Aldo CésarDelegado (investiga o assassinato de Wanderley)
Enredo:O jovem Marcos Assunção retorna à cidade litorânea de Itanhaém para auxiliar sua família nos negócios. O rapaz desperta uma paixão pela bondosa Ruth, e tem seus sentimentos correspondidos, mas acaba envolvido pela irmã gêmea de Ruth, Raquel. Filhas de pobres pescadores locais, as irmãs são gêmeas idênticas, mas de personalidades opostas. Enquanto Ruth é sincera, honesta e amorosa, e está verdadeiramente apaixonada por Marcos; Raquel é dissimulada, caprichosa e egoísta, e só ambiciona ter uma prestigiada posição social e muito dinheiro em suas mãos. Raquel percebendo que Ruth e Marcos estão apaixonados, trata de seduzir o rapaz, separando-os, e iniciando um namoro com ele, mas Raquel mantém um relação amorosa com mau caráter Wanderley, seu cúmplice. Quem percebe tudo isso é o doente mental Tonho da Lua, protegido de Ruth, por quem ele nutre um amor platônico, mas esconde por vergonha. Tonho, mesmo deficiente, é famoso por esculpir mulheres nas areias da praia, mas sofre com as terríveis perseguições e maldades de Raquel.
Raquel para poder casar-se com Marcos e roubar seu dinheiro, terá que enfrentar Virgílio Assunção, o pai de Marcos, que não aceita o namoro, desconfiando das intenções de Raquel com seu filho. Virgílio é um empresário prepotente e inescrupuloso, que enfrenta vários problemas dentro de sua casa, sua filha Malu, uma jovem rebelde que culpa Virgílio pela morte do seu noivo e vive para fazer da vida dele um inferno. Entretanto, Malu, conhece o vaqueiro Alaôr, que fora apaixonado por Ruth, mas perdeu as esperanças. Alaôr é um homem rude, e Malu muda seu alvo, ele tenta a todo custo domar as impetuosidades de Malu.
Enquanto isso, Ruth sofre calada com o casamento da irmã Raquel com Marcos, mesmo sabendo que Raquel está com ele por interesse, e fica muito decepcionada com ela, pois Raquel sabia que ela era e ainda é apaixonada por Marcos, e mesmo assim o conquistou. A história tem uma reviravolta quando as gêmeas sofrem um acidente de barco, e apenas uma delas é encontrada, e a outra é dada como morta. Ruth é a única resgatada do acidente e fica por algum tempo em coma, ao mesmo tempo, Tonho convence a todos de que ela é Raquel, e que Ruth morreu no acidente. Assim, depois de recuperada, Ruth aceita assumir a identidade da irmã, para poder ficar ao lado do homem que tanto ama.
No entanto, Ruth sente-se cada vez mais angustiada, pois odeia mentiras, por outro lado, ela não quer ver Marcos infeliz e aceitou fazer isso para que ele não sofresse com a morte de Raquel, pois Ruth acredita que Marcos gosta realmente de Raquel, mas o que Ruth não sabe é que Marcos é apaixonado por ela, mas todos pensam que ela morreu no acidente, o que faz Marcos sofrer demais. Mas Raquel não esta morta como todos pensam e volta à cidade, buscando vingança contra Ruth que roubou tudo que era dela, e a todos que estiverem em seu caminho.
No final, Raquel é morta assassinada por César, um mau caráter, que teve seu irmão Zé Luís morto atropelado depois que Raquel revelou para ele, que César engravidou Ruth no passado, e ela perdeu o bebê.
Imagem relacionadaEm Mulheres de Areia , novela de Ivani Ribeiro (TV Tupi, 1973), Cleyde Yáconis viveu Clarita, uma Imagem relacionadaelegante mulher da sociedade, mãe de Marcos-Carlos Zara.
Imagem relacionada
Resultado de imagem para Mulheres de Areia-tv tupi

Um comentário:

Rita Lee lança novo livro pela Globo Livros

Rita Lee, que, após vender mais de 350 mil exemplares de sua autobiografia, lança também pela Globo Livros, em junho, seu novo livro: “favo...